Por teorias andragógicas e experiência, divido os formatos de aprendizagem em três principais: auditiva, visual e sinestésica. Será dessa forma que vou organizar os conteúdos de automação educacional.
Para ir mais afundo nos estilos de aprendizagem, aconselho esse vídeo de 5 minitos sobre o o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=xdPaLX9wYN0
O workflow na automação educacional.
Workflow na sua tradução significa fluxo de trabalho. Pois bem. No perfil de cada aluno deve haver a definição do seu estilo de aprendizagem e com isso fornecer o conteúdo de acordo com sua aptidão.
Como descobrir isso? Perguntando?
Normalmente o próprio aluno não consegue identificar qual é o seu estilo de aprendizagem. Uma pergunta como essa não deve ser perguntada e sim avaliada.
Essa avaliação deverá ser feita ao longo da oferta de conteúdos. Conforme for seu comportamento diante dele será quando o sistema deverá entender seu estilo de aprendizagem e a partir daí oferecer os conteúdos de acordo com sua aptidão de aprendizagem.
Cabe ao professor ter os conteúdos nas diferentes formas. Hoje existem diversos recursos para que isso aconteça, desde a câmera de um celular até mesmo coisas prontas no Youtube.
O workflow pelo que o aluno gosta!
Outra ideia que defendo, é do aluno ter a autonomia sobre o que quer estudar. Cada indivíduo tem facilidades e interesses diferentes como citei no artigo: Uma ideia para o futuro. Cabe ao sistema também, identificar esses interesses.
Nesse caso a pergunta funciona, uma vez que ninguém melhor do que o próprio aluno para dizer o que lhe agrada mais.
Quando se trata matérias mais genéricas o apontamento de conteúdo se torna mais fácil porém não tá específico.
Um exemplo é o tema Empreendedorismo que pode abranger várias áreas da administração, já o tema Pesquisa de Marketing por ser mais específico não dá tantas possibilidades, porém dentro do assunto é possível identificar se o aluno gosta mais da fase de planejamento, da organização de dados ou até mesmo da coleta de dados.
Os conteúdos extras e aqueles que normalmente não dão tempo de apresentar em aula podem ficar por conta da automação.
Assim o aluno poderá ter acesso a mais assuntos pertinentes a matéria e de seu interesse. Dando assim autonomia a seu aprendizado.