O que você pensa sobre o ensino a distância? E o novo ensino médio?
Por um lado vejo que o aprendizado depende exclusivamente da vontade do aluno de ser o responsável de seu próprio intelecto. Pelo outro, enxergo a possibilidade de escolha do que quer aprender ou tem mais aptidão.
Que tal juntar essas duas ideias?
O encanto do aprendizado é quando estudamos aquilo que queremos e a hora que queremos, sem ser obrigado apenas para ter um diploma que muitas vezes sabemos que não iremos usar para nada.
Legal, lindo e maravilhoso. Mas como fazer isso em uma sala de aula ou dentro de um ambiente virtual no qual se deve seguir uma ementa?
A resposta está na automação educacional. Com certeza você já ouviu falar em automação industrial ou automação de marketing. Automação do latim Automatus, que significa mover-se por si. Um sistema automático pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, fazendo comparações, entendendo interações e tomando decisões programadas sem a interferência do homem. Ou seja, tudo automatizado.
Pra que a automação seja possível é preciso de dois instrumentos. Um sistema inteligente o qual seja capaz de tomar decisões. E um cérebro humano (professor) para que opere esse sistema e faça-o tomar as decisões corretas.
O sistema
A ideia do sistema é que ele entenda quais são os assuntos que o aluno mais se interessa, para criar uma linha do tempo com conteúdos relacionados ao seu comportamento, diante aos conteúdos ofertados pela própria ferramenta. Além de interpretar o registro predominante do aluno para direcionar o formato de conteúdos de acordo com sua aptidão.
O professor continuará a ser o maestro de toda essa operação, com a diferença de não haver mais hora nem lugar, apenas oferecer os conteúdos já pré-programados, entendendo que, alunos irão se interessar por vertentes da matéria distintos de outros.
O resultado é uma educação sem sofrimento e com vontade de aprender.