19th Ave New York, NY 95822, USA

Automação educacional na educação adaptativa

Automação educacional X educação adaptativa

A evolução tecnológica assim como a mudança de comportamento entre as gerações tem transformado a sociedade. A educação adaptativa já está se tornando uma realidade no Brasil.

Tais mudanças exigem adaptações nas formas com que a área educacional trata essas evoluções, ou seja,  educação deve acompanhar as tendências e adaptarem-se as novas demandas tecnológicas e da sociedade.

Quando falamos em automação educacional estamos falando necessária mente da educação adaptativa de maneira automatizada.

No modelo e ensino adaptativo, é possível obter dados dos alunos e entender seu comportamento diante de algo que lhe é oferecido, oportunizando assim a oferta de novos conteúdos que sejam atrativos a ele.

Fazendo individualmente com que cada aluno possa ter um aprendizado personalizado e adaptado conforme seus interesses, ou seja, um ensino diferenciado para cada indivíduo, tendo um maior interesse em que aprende, e mais, no formato que sua aptidão favorece.

O ensino adaptativo vem mais a tona no ensino a distância, eu acredito que esse formato possa ser utilizado também no modelo presencial. O modelo presencial por sua vez também irá envolver estudos pré e pós aula por parte do aluno. É ai que a automação educacional poderá entrar.

Como fazer a educação adaptativa?

Hoje com ferramentas (softwares) podemos fazer o monitoramento do aluno dentro de um determinado ambiente, com esse monitoramento podemos extrair

dados tais como: quanto tempo ele interage com um conteúdo, qual formato de conteúdo lhe é mais atrativo, o quão ele está ou não interessando em um assunto.

Dados que medidos poderão servir para o professor entender os interesses de seus alunos e do próprio software de tomar a decisão de quais conteúdos irá priorizar para cada aluno.

O mesmo formato de decisão poderá ser utilizado para avaliações, o sistema direcionando questões que sejam mais coniventes com a aptidão dos alunos.

Uma desistência ou evasão poderão ser detectadas não havendo interação por parte do aluno, o sistema poderá emitir um alerta ao professor para que analise o caso mais precisamente.

Leave a comment