19th Ave New York, NY 95822, USA

Automação Educacional: usuário x aluno

O foco do usuário(aluno) na automação educacional

Recentemente escrevi um artigo explicando minha ideia de automação educacional, hoje levo essa ideia adiante para refletir e entender como o aluno se enquadra dentro do cenário digital da automação.

O usuário digital

Na automação de marketing o usuário (lead) é o foco das atenções, pois todos os esforços e ações tomadas são com a intenção de convertê-lo como cliente.

Durante o processo da automação são oferecidos conteúdos e interações para que ele dê informações sobre ele mesmo. Fortalecendo assim o relacionamento e engajamento de conteúdos.

O aluno no contexto da automação educacional

No cenário educacional o foco também é no aluno, porém com uma diferença. O aluno já é o “cliente”, ou seja, ele não é apenas um número.

O que muda de um cenário para o outro é o volume de pessoas a gerir.

No caso do marketing é preciso trabalhar com alto volume para fortalecer o funil de vendas. Na educação o volume é baixo, para dar a atenção aluno por aluno, entender e avaliar o seu desenvolvimento durante os estudos.

É possível ter o perfil do aluno com toda a sua trajetória a partir do conteúdo oferecido, além da inteligência do sistema de direcionar cada perfil aos conteúdos que maior interesse.

Com o perfil é possível saber se o aluno está estudando a partir do que lhe é oferecido e também poderá servir para o professor medir quais conteúdos são mais relevantes para seus alunos.

O foco no aprendizado permanece, a automação educacional irá facilitar para o professor conhecer o perfil do aluno entendendo como ele age diante aos conteúdos, sua frequência de estudos e seu registro predominante.

Com isso é possível avaliar o desempenho individual do sujeito, avaliar possíveis déficit de aprendizado e até mesmo desistência por parte do aluno.

Leave a comment